Transforme Vidas com o Instituto MC Guimê

CASA Osasco I Tem Palestra com Instituto MC Guimê

Em parceria com a Prefeitura de Osasco, o Instituto MC Guimê promoveu palestra e batalha de rimas com adolescentes em medida socioeducativa no CASA Osasco I, reforçando seu compromisso com a juventude e a inclusão social.

Ação integra programação socioeducativa em parceria com a Prefeitura de Osasco

No dia 31 de julho de 2023, o Instituto MC Guimê participou de uma importante ação educativa no CASA Osasco I, unidade da Fundação CASA localizada na Região Metropolitana de São Paulo. A atividade foi promovida em parceria com a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Executiva da Infância e Juventude (SEIJ), com o apoio da Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (SETRE) e da Secretaria Executiva de Política para Mulher e Promoção da Diversidade (SEMUD).

Durante a ação, o representante do Instituto, Rodrigo Dantas — irmão do artista MC Guimê — conduziu uma palestra com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, abordando temas como trajetória profissional, persistência, superação de adversidades e construção de carreira na música.

Compromisso com a juventude e a inclusão social

A presença do Instituto MC Guimê nesta ação reforça seu compromisso com iniciativas de impacto social voltadas à juventude em situação de vulnerabilidade, especialmente por meio da arte, da música e do fortalecimento do protagonismo juvenil. O Instituto acredita que a escuta, o acolhimento e a formação cultural são caminhos potentes para a reconstrução de trajetórias e o incentivo à cidadania.

A atividade compôs a programação de férias escolares do centro socioeducativo, que incluiu também oficinas de elaboração de currículo, palestras temáticas e ações esportivas, como oficinas de futebol americano. A receptividade dos adolescentes e o engajamento nas dinâmicas demonstram a relevância de projetos que aliam educação, cultura e oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Cultura e formação como instrumento de transformação

Com linguagem acessível e abordagem inspiradora, Rodrigo compartilhou a história de vida e superação de MC Guimê, ressaltando os desafios enfrentados desde a adolescência até a consolidação como um dos grandes nomes da música nacional. A atividade contou ainda com uma dinâmica de batalha de rimas, em que os jovens participantes puderam expressar suas vivências e talentos autorais, promovendo integração, escuta ativa e valorização da cultura urbana.

Dois jovens internados no CASA Osasco I, com idades entre 17 e 18 anos e moradores de Taboão da Serra, assinaram na última segunda-feira (24) os contratos de trabalho como aprendizes no Programa de Apoio Profissional (PAP), da prefeitura de Taboão da Serra, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SDE).

Acompanhados de seus familiares e de servidores do centro socioeducativos, além de assinar os documentos, os jovens também conversaram com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Wanderley Bressan.

Enquanto ainda estiverem internados, os adolescentes trabalharão três dias por semana na Secretaria, em jornadas de quatro horas diárias, complementando a aprendizagem com cursos de qualificação. Eles receberão bolsa-auxílio. “A felicidade dos familiares na assinatura do contrato foi algo tocante”, contou Fabiane Koetz.

O Programa de Apoio Profissional se destina a pessoas em situação de vulnerabilidade. Nele, os participantes desempenham funções junto à Administração Municipal direta e indireta, além de participar de cursos profissionalizantes da Fábrica de Talentos.

Notícias

Rolar para cima